No dia 16 de agosto, a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou as portarias normativas 405 e 406 que estabeleceram prazos acerca da preparação da retomada gradual das atividades presenciais nas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade.
Na contramão desta informação foi divulgado no Notícias UFSC um texto que deu a entender que os servidores são obrigados a voltar a trabalhar presencialmente a partir de 20 de setembro. Essa confusão, causada de forma proposital, colocou os Técnicos-Administrativos da UFSC à mercê de chefias que passaram a insistir em um retorno presencial no dia 20 de setembro.
Desde então o SINTUFSC vem se posicionando de forma contrária a tomada de decisão da Reitoria da UFSC que produziu as portarias sem diálogo com a categoria e sem consulta à Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, criada em 2020 para elaborar pareceres técnicos sobre as condições epidemiológicas para o retorno presencial de atividades na UFSC.
O Sindicato realizou uma Assembleia Geral e 12 reuniões setoriais para ouvir dos trabalhadores quais as reais condições estruturais de seus setores para um futuro retorno presencial e informar da não obrigatoriedade de um volta às atividades presenciais a partir do dia 20 de setembro.
Dois meses antes da publicação das portarias o SINTUFSC havia convocado a gestão da Reitoria e da Prodegesp para uma Audiência Pública, a fim de debater junto aos TAEs os critérios do retorno às atividades presenciais na Universidade. As contribuições dos servidores não foram sequer ouvidas pela Reitoria. Isso porque somente um dia antes da Audiência a Administração Central encaminhou um ofício informando que não participaria do debate, pois não havia qualquer medida sendo planejada para o retorno presencial na UFSC.
O entendimento de que as portarias 405 e 406 autorizavam somente as atividades de preparação e avaliação dos ambientes para uma retomada ao trabalho presencial e não a abertura dos setores em tempo integral foi corroborado pelo chefe de gabinete da gestão da Reitoria Áureo Moraes, na reunião do Conselho Universitário do dia 31 de agosto.
Confira a fala do chefe de gabinete na reunião do Cun:
https://www.youtube.com/watch?v=Ew5mrZTPxYY
Acesse a reunião do CUn completa:
https://www.youtube.com/watch?v=LaVrhaGFQCQ&t=7721s
Dessa forma, o SINTUFSC orienta que os trabalhadores que estejam sendo pressionados pelas chefias para uma retomada das atividades administrativas presenciais (1) documentem as solicitações feitas pelas chefias para o retorno presencial, pedindo às chefias que encaminhem por e-mail a solicitação de retorno ao atendimento presencial, (2) questionem qual a necessidade para um retorno presencial já que as portarias indicam a preparação e avaliação dos ambientes, (3) entrem em contato com o SINTUFSC e solicitem o apoio do Sindicato frente às pressões de chefias (4) solicitem a presença do SINTUFSC em reuniões de setor sobre o retorno presencial e (5) denunciem as pressões sofridas no e-mail [email protected].
Juntos somos mais fortes!