Embora a história do serviço público no Brasil remonte desde a Proclamação da República, o mesmo foi regulamentado somente no dia 28 de outubro de 1939 por meio do decreto 1713/39 e em 1943 se decretou como feriado do Dia do Funcionário Público.
No dia que marcam esses 82 anos de luta, muitos de nós trabalhamos separados, na urgência de preservar nossas vidas e dos demais. Não houve então os abraços reconfortantes e a demonstração do afeto ficou prejudicada pelo distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19, as vozes e suspiros ficaram escondidos e nosso riso e nossos gritos não puderam mais ser vistos e nem ouvidos de perto.
Mas neste dia cabe a nós uma reflexão especial, pois embora o formato de nosso trabalho tenha mudado, o restante da conjuntura permaneceu e se acentuou, pois não é de hoje que sofremos com iniciativas privatistas do governo federal. A PEC 32 segue em tramitação e põe em risco tudo o que construímos: um serviço público gratuito e de qualidade. Mais do que valorizar o que representamos, o que somos e a importância do nosso trabalho para a sociedade, precisamos nos unir em prol de uma luta única, que nos fortaleça frente a tantos golpes.
Por estes e por vários outros motivos, este dia serve para nos mostrar que existimos, que estamos presentes, que não iremos esmorecer, que não iremos desistir de lutar, de insistir na verdade em tudo aquilo que acreditamos ser digno para todos, em matéria de igualdade de direito e de condições. Não podemos nos calar jamais!
Desejamos a você, no dia de hoje, a melhor das homenagens: que você tire o dia para refletir a sua importância! Que você, enquanto servidor público entenda seu valor para toda a sociedade, para todo um país. Que você entenda seu papel como agente modificador para um mundo melhor e mais humano.
Nós do SINTUSFC temos muito orgulho de representar você neste dia! Neste ano não teremos festa, mas com nossa luta conjunta, poderemos comemorar muito mais nos próximos anos! Feliz dia do Servidor Público! Juntos somos mais fortes!

