O professor Wilson Erbs, presidente da APUFSC-Sindical, esteve presente na assembleia dos TAEs na manhã desta segunda-feira (1/6), quando prestou apoio ao movimento dos trabalhadores da UFSC e fez um informe local da entidade sobre a situação da negociação dos docentes com o Governo Federal.
De acordo com Wilson, a entidade que preside tem amparo legal para representar os professores das universidades e vai realizar assembleia geral extraordinária na tarde da próxima segunda (8/6) para discutir os encaminhamentos de interesse da categoria. O dirigente fez a leitura de nota de esclarecimento e solicitou a divulgação do comunicado, que segue abaixo na íntegra:
“Nota de esclarecimento
As informações veiculadas na imprensa de que os docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovaram indicativo de greve não procedem. O único sindicato constituído legalmente para representar 2671 professores sindicalizados das Universidades Federais de Santa Catarina é a Apufsc-sindical. O sindicato vai deliberar sobre o assunto na Assembleia Geral Extraordinária, convocada para o dia 8 de junho, quando será feita a avaliação do movimento grevista nacional.
Qualquer outra convocação ou encaminhamento em nome dos professores das Universidades Federais de Santa Catarina, que não procedente da Apufsc, é uso de má fé, pois existe uma decisão judicial que impede a atuação de outras entidades sindicais representantes dessa categoria no território de Santa Catarina.
As negociações com o Governo Federal estão em andamento, com reunião agendada para o mês de junho, quando a categoria espera uma contraproposta por parte do Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG).”



