Na tarde dessa sexta-feira, 8, membros da direção do SINTUFSC e do Comando Local de Greve se reuniram com a administração central para tratar das implicações da deflagração da greve dos TAEs, que inicia na próxima segunda-feira, dia 11/03. Estiveram presentes os pró-reitores e membros da PRODEGESP, PROPG, PROGRAD, Gabinete da Reitoria juntamente com o Reitor, Prof. Irineu Manoel de Souza.
O primeiro ponto discutido foi em relação à possibilidade de corte de ponto. Os representantes expuseram o cenário da adesão à greve e preocupações relacionadas ao corte de salários e perseguição ao trabalhadores grevistas. Nesse sentido, a Gestão reconheceu a legitimidade do movimento paredista e de suas pautas e se comprometeu em não encaminhar ao Governo Federal a lista dos trabalhadores que aderirem a greve, para evitar o corte imediato dos salários. A reposição das atividades deverá ser discutida na ocasião do fechamento do Acordo de Greve.
Também foi abordada a questão da manutenção dos serviços essenciais, em especial àqueles realizados no HU. A reitoria comprometeu-se em negociar sobre as atividades mínimas que deverão ser mantidas, juntamente com a gestão do HU e Comando Local de Greve, para que os trabalhadores possam exercer seu direito de greve.
Outra preocupação é em relação à possibilidade dos trabalhadores grevistas sofrerem perseguição das suas chefias, a reitoria firmou o compromisso de atuar no sentido de estabelecer um ambiente respeitoso e de diálogo junto aos servidores.
Ficou estabelecida uma Comissão para Interlocução com o Movimento Paredista por parte da Administração Central, que será presidida pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Sandra Carrieri, e composta por representantes da PROGRAD, PROPG, Gabinete da Reitoria e, por sugestão dos representantes dos trabalhadores, um membro da gestão do HU.
Ficou agendada uma primeira reunião do Comando Local de Greve com essa comissão para a próxima terça-feira, dia 12/03, às 8h.
Venha construir uma greve forte! Junte-se ao movimento paredista na UFSC!
TAES em greve!