RELATO DA ASSEMBLEIA GERAL DE GREVE

RELATO DA ASSEMBLEIA GERAL DE GREVE

Os Técnicos-administrativos em Educação estiveram reunidos em Assembleia Geral de Greve nesta segunda-feira (11/04), em frente à Reitoria. Além de informes e análise de conjuntura, os TAEs fizeram uma avaliação da primeira semana de greve na UFSC. Para os servidores a Assembleia participativa realizada nesta tarde mostra que a mobilização vem ganhando força dia-a-dia na UFSC.

Os servidores relataram na Assembleia como se materializa em seus cotidianos, o congelamento dos seus salários em 7 anos. Também compartilharam as más condições de trabalho dos seus setores e que sentem a falta de valorização dos seus esforços diários para o funcionamento da Universidade.

O direito à alimentação de qualidade e de preço justo também foi um ponto debatido na Assembleia. Diante do, até então, iminente aumento do RU de R$ 2,90 para R$ 13,68, os servidores se mostram indignados com a alta de 370% do valor das suas refeições, em um momento que o vale-alimentação não paga nem uma cesta básica em Florianópolis.

Em protesto ao assassinato brutal da servidora do HU, Yara Werner, e como um gesto de luto a morte da trabalhadora, os TAEs fizeram um minuto de silêncio durante a Assembleia.

Encaminhamentos:
Dialogar com as outras categorias da Universidade, como estudantes e professores, para articular uma luta conjunta pela defesa da educação.
Disponibilizar intérpretes de libras para as próximas Assembleias.
Implementar um espaço de acolhimento de crianças na greve para estimular a participação de mães e pais.
Realizar ato logo após a assembleia, no gabinete da Reitoria.

Após ato na Reitoria, o reitor Ubaldo afirma que irá suspender a tramitação do processo que prevê o aumento do RU. Em breve o comando irá divulgar mais informações. Além disso, o reitor também afirmou que a UFSC irá divulgar uma nota pedindo justiça pela trabalhadora do HU, brutalmente assassinada.

Confira as fotos da Assembleia

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias