Notícias

URL: https://sintufsc.com.br/relato-da-assembleia-geral-do-sintufsc-de-16-de-dezembro-de-2021/
Relato da Assembleia Geral do SINTUFSC de 16 de dezembro de 2021

17/12/2021

Relato da Assembleia Geral do SINTUFSC de 16 de dezembro de 2021

O Técnicos-Administrativos em Educação da UFSC estiveram reunidos em Assembleia Geral do SINTUFSC, nesta quinta-feira (16/12), de forma on-line, para debater assuntos como a Instrução Normativa 65 (Plano de Gestão e teletrabalho), questões em torno da consulta pública para a reitoria em 2022 e a situação financeiro administrativa do SINTUFSC.
 
De início, o servidor Caio Simão, fez um informe sobre o andamento das reuniões do grupo de trabalho instituido pelo SINUFSC em parceria com a CIS que construiu uma primeira versão da Minuta de Avaliação de Desempenho para os servidores estáveis, o próximo passo é uma avaliação jurídica da minuta. O TAE também pontuou que o GT é aberto, e que todos que tiverem interesse podem participar das reuniões. O grupo ainda está aguardando por uma resposta da administração a uma contraproposta enviada sobre a composição de uma comissão paritária para discutir junto com a gestão sobre a construção da nova política de avaliação de desempenho.
 
Os trabalhadores também fizeram um amplo debate em torno das datas de primeiro turno e segundo da eleição de uma nova gestão da reitoria da UFSC, assim como sobre as atribuições do CUn e da COMELEUFSC no processo de eleição. Os trabalhadores mostraram preocupação sobre a realização da eleição on-line, pois avaliam que a modalidade de votação pode enfraquecer o processo político de escolha da nova gestão da reitoria e a longo prazo criar uma despolitização sobre o tema na Universidade.
 
Como encaminhamento, a Assembleia aprovou o entendimento que a comissão (COMELEUFSC) deve ter autonomia para estabelecer a data da eleição, desta forma os TAEs mostraram posicionamento contrário à proposta de que o CUn defina o calendário eleitoral. Para os TAEs, o CUn não deve limitar o trabalho autônomo da comissão. A assembleia também aprovou o entendimento que a forma de consulta a ser realizada deve ser presencial com utilização das urnas do TSE.
 
A Instrução Normativa nº 65 também foi um dos temas debatidos na Assembleia. Os coordenadores do SINTUFSC, Karine Kerr e Humberto Martins, fizeram um relato sobre as Reuniões Setoriais realizadas nas últimas duas semanas entre o Sindicato e setores da universidade, e também sobre as discussões no âmbito da comissão instituída pela Reitoria para estudar o tema, que conta com membros da DAJOR, PRODEGESP, Procuradoria e GR, além de 1 indicação de titular e suplente do SINTUFSC e CIS/UFSC.
 
Nesta semana, a PRODEGESP solicitou que os TAEs respondessem um questionário a fim de “conhecer a opinião dos servidores sobre a Instrução Normativa nº 65/2020”. Entretanto os coordenadores do Sindicato que participaram da elaboração do questionário relataram a dificuldade que tiveram para contribuírem durante este processo. Uma servidora contestou a legitimidade do questionário, pois identificou que houve alterações nas perguntas durante a semana. Os TAEs também demostraram indignação pela falta de interesse da reitoria em dialogar com a categoria para incentivar o debate para formulação coletiva sobre o tema, antes de propor um questionário, assim como já acontece com todas as outras pautas de interesse da categoria.
 
Como encaminhamento, foi aprovada a produção de material para esclarecer que a IN 65 vai além da regulamentação do teletrabalho, pois a Instrução estabelece um novo programa de gestão das atividades realizadas pelos TAEs, que atinge diretamente as configurações e relações de trabalho. O material deve pontuar também as condições a que os TAEs estarão submetidos caso a IN 65 seja regulamentada na UFSC. Outros encaminhamentos foram a elaboração de um calendário de audiências públicas sobre o tema e a realização de uma roda de conversa com trabalhadores de órgãos que adotaram esse regime de trabalho.
 
Por fim, a contadora do SINTUFSC , Neusa Vill, apresentou um balancete da situação financeira das contas do SINTUFSC referente ao ano de 2021.

Notícias Relacionadas