A Comissão paritária para aprimorar minuta de Avaliação de Desempenho de Servidores Estáveis e em Estágio Probatório da UFSC reuniu-se pela primeira vez no no dia 13 de julho a fim de iniciar o trabalho de revisão da minuta proposta pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).
Criada a partir da demanda dos TAEs em Audiência Pública com a Administração Central da Universidade, a Comissão é composta por membros do SINTUFSC, da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (CIS) e da Prodegesp. O objetivo é aprimorar a proposta da Pró-Reitoria em ampla discussão e deliberar sobre a minuta de resolução, contemplando as solicitações dos servidores.
Segue relato redigido pelos TAEs que compõem a comissão:
“No dia 13/07, reuniram-se os representantes da CIS, Hélio Rodak e Juliane de Oliveira, os representantes do Sindicato, Karine Kerr e Luciana Raimundo, e os representantes da Prodegesp, Paula Debiasi e Gisele Furtado, para definir alguns aspectos que constarão na Portaria que instituirá a Comissão Paritária. Na ocasião, a reunião iniciou com a participação de Carla Cristina Dutra Burigo e Eliete Warquen Bahia Costa, trazendo os pontos que deveriam constar na Portaria a ser publicada. A reunião contou também com a participação de Mônica Scóz e Helena Savi, ambas trabalhadoras da Prodegesp, para a elaboração da Ata.
Ficou definido que haverá a liberação de 3 (três) horas semanais para a realização dos trabalhos, que os encontros da Comissão Paritária devem ocorrer de acordo com o andamento das discussões e que haverá constante diálogo com o GT da Avaliação de Desempenho, com ampla participação dos TAEs. Ficou definido também que a Comissão Paritária terá caráter deliberativo sobre a Minuta de Resolução de Avaliação de Desempenho e de Avaliação em Estágio Probatório a ser apresentada à categoria e ao CUn.
No que tange aos prazos para a conclusão dos trabalhos, houve maior diálogo. Os representantes da CIS e do Sindicato levaram a proposta tirada no GT, de 10 meses. Os representantes da Prodegesp apontaram o máximo de 120 dias. Assim, foi encaminhado que os representantes da Prodegesp conversariam com seus pares, escolheriam membros suplentes e, caso não fosse possível o prazo de 10 meses para a conclusão dos trabalhos, fariam uma contraproposta.
Houve acordo sobre a data da próxima reunião, dia 26/07, para a continuidade das discussões sobre prazos, escolha de um presidente e definição da metodologia de trabalho conjunto. No entanto, no dia 22/07, Mônica Scóz envia um e-mail a todos os já citados neste relato, repassando a Ata e afirmando: “Aproveitamos a oportunidade para informar que suspendemos o encontro agendado para 26/07/2021, pois teremos, no início de agosto, uma reunião com o Reitor, diante dos encaminhamentos da reunião do último dia 13”. Tendo em vista a não existência de claros empecilhos para a realização da reunião marcada e a necessidade de continuidade dos trabalhos, os representantes da CIS responderam ao e-mail solicitando a sua manutenção, pedindo a data da reunião com o reitor no início do mês de agosto para participação e a confirmação de recebimento da mensagem. Na ausência de confirmação dos representantes da Prodegesp, a reunião do dia 26/07 precisou ser adiada por e-mail, poucas horas antes do seu início. Nesta nova mensagem, um dos representantes do Sindicato sugere o adiamento da reunião, solicita sugestões de novas datas e horários e requer, novamente, a indicação do dia da reunião com o reitor para participação. Como resposta, até o momento do presente relato, apenas Monica Scóz, não pertencente à Comissão Paritária, respondeu ao e-mail da seguinte forma: “Acusamos o recebimento do email””.
Paralelamente à atuação da Comissão, os TAEs também criaram um Grupo de Trabalho para discutir a proposta de minuta, com o objetivo de manter a interlocução dos servidores com a Comissão. A próxima reunião do GT será na quarta-feira, dia 28 de julho, às 14h. Todos os TAEs/UFSC estão convidados a participarem, basta enviar a solicitação para o e-mail da CIS: cis@contato.ufsc.br. As reuniões ocorrem semanalmente, nas quartas-feiras, das 14h às 16h.
Juntos somos mais fortes!