Prezados Funcionários Técnico-Administrativos,
Ocorreu no dia 31/03/09, a primeira reunião do Conselho Universitário do ano em exercício.
Após a abertura e leitura da pauta, deu-se início aos trabalhos com a leitura da ATA da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.
Foi então apresentada a proposta de trabalho da Comissão designada pela Portaria 162/GR/2009 para revisão e elaboração de atos normativos da UFSC. Na apresentação, foram colocados os principais pontos da organização da Comissão, focado principalmente na Dinâmica de Trabalho da referida Comissão.
Esta Comissão, terá a função de agilizar os processos normativos que descem dos diversos colegiados existentes na UFSC, inclusive com revisão de texto.
Em seguida deu-se a apreciação da Prestação de Contas da UFSC, exercício 2008.
Um histórico contendo uma síntese de 62 páginas (o relatório de Prestação de Contas possui por volta de 460 páginas) sobre o Relatório foi lido pelo conselheiro relator e foi acompanhado por todos os conselheiros presentes, e neste Processo, houve alguns comentários por parte de alguns conselheiros, que alertavam para a necessidade de se aprovar um relatório tão extenso, sem o tempo necessário para se fazer leitura minuciosa, sendo que da forma como foi apresentado o Relatório, teríamos que dar um voto de confiança por não haver tempo suficiente para maiores discussões, uma vez que o TCU exigia o Relatório para uma data muito próxima ao dia de hoje. Também foram exaltados alguns itens referentes à prestação de contas, que foram esclarecidos por conselheiros que ocupam cargos pertinentes às informações contidas no relatório, buscando-se harmonizar e esclarecer os conflitos. O Presidente da sessão, Magnífico Reitor, também sugeriu
uma consulta ao TCU, para que os Relatórios futuros, tivessem uma ampliação para o seu tempo de entrega, protelando para mais 30 dias a frente da data solicitada pelo TCU.
Após algumas críticas e sugestões, o Processo foi aprovado com ampla maioria.
O Processo que tratava do Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna de 2009 e este foi aprovado sem maiores discussões.
Em seguida, foi apresentado ao Conselho, uma síntese de como será implantada a UFFS ? Universidade Federal da Fronteira Sul, na qual o Prof. Dilvo Ristow, efetuou os esclarecimentos.
?A nova instituição possui um formato diferente, a começar pela sua formatação, baseada em apelos de Movimentos Sociais da região oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande Do Sul e sudoeste do Paraná, e traz como inovação, dentre muitas, o acesso ao ensino desta universidade, que se dará basicamente por meio do ENEM, sendo que a data do vestibular, será coincidente ao da UFSC, em mesma data.
A criação desta nova instituição será norteada pela UFSC, que terá a nobre tarefa de fazer nascer esta nova realidade, que possuirá unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, sendo que a sede principal será em Chapecó, tendo esta a maior parcela de vagas de acesso.
Após os informes, o Presidente deu por encerrada a sessão.
Nilton Cezar Pereira
Seu representante no CUn
