Relatamos aqui as atividades e atos ocorridos no Comando Nacional de Greve ontem dia 10/07/2012.
Quarta-feira 11/07/2012:
Durante o dia, realizamos ato em “comemoração” a 1 mês da greve dentro do Anexo 2 da Câmara, com faixas, palavras de ordem e até “parabéns”. Na atividade, foram coletadas cerca de 200 assinaturas de deputados e alguns senadores, de um total de 260 presentes, em um abaixo-assinado que solicita a abertura imediata de negociações junto ao governo. O CNG entendeu que o número de assinaturas foi substancial, considerando a atividade bastante exitosa.
Em meio à atividade, as deputadas Alice Portugal (PCdoB/BA) e Fátima Bezerra (PT/RN), da Comissão de Educação, solicitaram audiência da referida Comissão com a ministra Miriam Belchior na próxima semana, apesar do recesso parlamentar.
Na parte da tarde fomos avisados que o CNG da FASUBRA foi convocado para uma audiência com o secretário-geral da Presidência em exercício, Rogério Sottili, e o assessor especial da Secretaria-Geral, José Lopes Feijó. Participou da reunião uma representação de 05 membros, além de um representante do CNG que entrou como fotógrafo. Compareceu ainda um membro do SINASEFE.
Leoni e Eduardo ficaram então continuando os trabalhos na Câmara e Fabiano seguiu para o Planalto para participar da reunião como representante da comissão de comunicação do CNG. (descrição da reunião em anexo).
Avaliação (extraoficial – o CNG reunirá hoje à tarde) da reunião com o Planalto:
A convocação da reunião se deu por conta do impasse nas negociações com o governo. O secretário-geral perguntou sobre os pontos de reivindicação da greve. A representação do CNG explicou detalhadamente os principais pontos, incluindo um histórico de todas as negociações desde 2004, deixando claro que a FASUBRA não aceitará, em hipótese alguma, a separação entre aposentados e ativos.
O secretário Rogério contextualizou a greve em meio a uma crise mundial, afirmando que é possível encaminhar a negociação dos pontos de reivindicação sem a necessidade de resolução do orçamento para isso, ao contrário do que afirmara o ministro da educação.
A Secretaria-Geral se compromete a intervir junto aos ministérios da educação e do planejamento no sentido de abrir a negociação com a categoria, salientando, porém, que o poder de decisão é dos próprios ministérios. Além disso, o assunto tratado na reunião será levado à presidente Dilma Rousseff na próxima segunda-feira, 16 de julho, que já se mostrou preocupada com a situação.
Ainda no congresso estava aberta a sessão para a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Essa reunião havia sido suspensa no dia anterior, por não ter havido acordo para aprovação.
Saudações Sindicais
Eduardo, Fabiano e Leoni
Reforço sobre o acampamento
As atividades ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 inclusive.
Enviar para a FASUBRA por e-mail ou fax:
As atividades ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 inclusive.
Número de participantes da entidade até 13/07.
Nome do responsável pela delegação até 13/07.
Fax 61-3349.1571 ou e-mail: cngfasubra@fasubra.org.br
1. Lembramos que a alimentação é por conta de cada entidade (café da manhã, almoço e jantar);
2. Para quem não quiser acampar no Circo do Acampamento, é necessário trazer barraca;
3. Trazer colchonetes e cobertores (Brasília apresenta temperatura em torno de 13 a 16ºC à noite);
4. Trazer lenços higiênicos, pois não teremos pia;
5. Recomendamos que as delegações tragam repelente, hidratante, protetor solar, protetor labial e material de higiene pessoal;
6. Trazer fotos da greve (pode ser Xerox) para confeccionarmos um painel do movimento grevista nas IFES;
7. Trazer faixas para dar visibilidade ao acampamento e identificação das barracas;
8. Trazer instrumentos sonoros (apitos, vuvuzelas, corneta, bumbo, etc).
Reunião no Palácio do Planalto