Retorno presencial: SINTUFSC questiona Reitoria sobre as condições sanitárias e estruturais para a volta do trabalho presencial

Retorno presencial: SINTUFSC questiona Reitoria sobre as condições sanitárias e estruturais para a volta do trabalho presencial

Nesta semana (10/08), a diretoria do SINTUFSC encaminhou ofício ao Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para solicitar esclarecimentos sobre o processo de decisão para o retorno do trabalho presencial na UFSC.

Servidores de alguns setores da Universidade vêm relatando o surgimento de demandas para preparar o retorno presencial das atividades administrativas, mesmo sem orientação oficial por parte da Reitoria. Isso tem gerado dúvidas e indignação da categoria, já que não foi realizada a ampliação deste debate com os servidores técnicos-administrativos da UFSC.

No ofício, o SINTUFSC destacou o posicionamento da categoria, retirado em assembleia geral. Para os servidores só é possível o retorno das atividades presenciais após a vacinação de toda a comunidade universitária, e inclusão do sindicato nas discussões do planejamento para retorno dos setores que demandem atividades essenciais.

Também foram explicitados pelo Sindicato a grave condição sanitária que enfrentamos no estado e o lento andamento da vacinação da comunidade universitária. De acordo com dados do estado de Santa Catarina, somente 23% da população está vacinada com as duas doses. A precariedade das condições de infraestrutura na Universidade, a falta de manutenção e o fim de contratos de serviços como de hidráulica também preocupam a categoria.

Para sanar estas questões, e promover o acesso à informações sobre o processo de decisão do retorno presencial na UFSC o SINTUFSC direcionou à Reitoria os seguintes questionamentos:

1) Existe algum grupo de pessoas ligadas à reitoria que já discute o retorno em breve ao trabalho presencial, ainda que de forma parcial? Em caso afirmativo, quem compõe este coletivo, por que não é abertamente divulgado e por que não contempla representantes das categorias – Estudantes, TAEs e docentes?
2) Há alguma data prevista para o retorno das atividades presenciais, seja de ensino, seja dos setores administrativos, ainda que em caráter parcial?

A fim de democratizar este debate, o SINTUFSC solicitou uma nova data para reunião, visto que a Reitoria não compareceu a Audiência Pública realizada em 11/06 para tratar do retorno às atividades presenciais na Universidade.

Iremos manter os TAEs/UFSC informados sobre esses encaminhamentos e convidamos todos e todas a acompanharem as notícias nas redes sociais do Sindicato e estarem atentos às convocações do Sindicato.

Juntos somos mais fortes!

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias