SINTUFSC e Sindlimp participam de reunião com Reitoria para defender os direitos dos trabalhadores terceirizados da UFSC

SINTUFSC e Sindlimp participam de reunião com Reitoria para defender os direitos dos trabalhadores terceirizados da UFSC

Nesta terça-feira (21/03) o SINTUFSC participou junto com o Sindlimp de uma reunião com o Reitor Irineu Manoel de Souza e fiscais de contratos de prestação de serviços na UFSC. A reunião foi convocada para analisar as situação dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas na Universidade. No dia 09 de março os trabalhadores paralisaram as atividades para exigirem o pagamento de salários atrasados. A empresa D&L, responsável pelos serviços de portaria da UFSC, tem acumulado um histórico de descumprimento de obrigações contratuais, desde o não fornecimento de documentos à UFSC, ao não pagamento de direitos trabalhistas da categoria.

Além do atraso nos salários há problemas nos pagamentos do vale transporte e alimentação. A comunicação entre a empresa e a Universidade também é falha e há um alerta sobre assédio moral contra os trabalhadores.

Sobre o atraso nos pagamentos, foi aberto um processo administrativo sancionador pela UFSC, no dia 14/03, advertindo a empresa sobre os problemas relatados pelo Sindicato. Também será feita uma notificação à empresa e caso os problemas não sejam solucionados pode haver a rescisão do contrato. O Reitor também cobrou que a empresa faça um comunicado oficial à UFSC esclarecendo a situação e que cumpra todos os acordos trabalhistas, ressaltando que os problemas que têm ocorrido não são responsabilidade da Universidade.

A assessoria jurídica do SINTUFSC recomendou que a empresa seja punida por todas as cláusulas descumpridas do contrato com a UFSC para que fatos como os ocorridos não aconteçam mais, bem como solicitou o acesso público à íntegra dos contratos de prestação de serviço no Portal da Transparência. A empresa, com sede em Fortaleza-CE, tem um acúmulo de contrato no valor de 6 milhões de reais ao ano com a UFSC. Outros sindicatos nacionais relatam problemas parecidos com os que os trabalhadores da UFSC estão enfrentando.

O SINTUFSC está junto com o Sindlimp acompanhando o andamento do processo. Esperamos que essa situação seja resolvida o mais breve possível e que os direitos trabalhistas sejam assegurados e que não haja retaliação aos trabalhadores que paralisaram as atividades para exigir os pagamentos de seus salários.

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .