Nesta segunda-feira (24/01) as quatro entidades representativas da UFSC, SINTUFSC, APG, DCE e APUFSC, reuniram-se com o objetivo de retomar o diálogo para que se faça uma consulta unificada à comunidade acadêmica para as eleições à Reitoria em 2022.
O SINTUFSC tomou a iniciativa para que as entidades abrissem um diálogo na construção de um calendário e consulta à comunidade de forma unificada. Para que o processo aconteça com liberdade e de forma mais adequada, respeitando a democracia universitária e promovendo espaços de debates que de fato envolvam a comunidade nas definições nos rumos da Universidade.
Após a saída da APUFSC da Comissão Eleitoral da UFSC (Comeleufsc) e a publicação pela entidade de um ofício com a proposta de fazer uma consulta própria à comunidade, viu-se a necessidade de que as quatro entidades se reunissem novamente para avaliar o processo eleitoral. Compreendemos que esse diálogo é fundamental para preservar a autonomia e a democracia universitária.
Na reunião, SINTUFSC, APG, DCE e APUFSC acordaram em enviar uma solicitação à Administração Central da UFSC para revisão do calendário eleitoral, aprovado pelo Conselho Universitário, respeitando a data limite de 04 de Maio de 2022, como prazo limite para envio da Lista Tríplice para o MEC. Além da inclusão de alterações nas outras datas aprovadas pelo CUn. O documento pode ser consultado no site do SINTUFSC e das outras entidades.
Nos próximos dias acontecerá uma reunião com as quatro entidades e a Administração Central da UFSC com o objetivo de unificar esforços na consulta à comunidade de forma unificada e com prazos adequados.
O SINTUFSC irá manter atualizadas as informações em seu site e redes sociais. Acompanhe e participe!
Juntos somos mais fortes!
Acesse aqui o documento das entidades: