Trabalhadores da UFSC discutem mobilização em assembleia

Trabalhadores da UFSC discutem mobilização em assembleia

Os Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) decidiram em Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do SINTUFSC, encaminhar à Reitoria uma relação com seis nomes e seus respectivos suplentes para atuarem pro-tempore como conselheiros junto ao Conselho Universitário (CUn) na condição de representantes da categoria até que ocorra a eleição, prevista para o mês de março, e que depende da iniciativa da reitora Roselane Neckel.

A coordenação do SINTUFSC chamou a assembleia pois avaliou que o processo eleitoral pode ser superior a 40 dias de acordo com as regras da escolha. No ano passado, os representantes dos TAEs tiveram seus mandatos prorrogados após o cancelamento das eleições previstas para o mês de abril. Os conselheiros eleitos pelos TAEs manifestaram-se pela renúncia coletiva em dezembro de 2016.

A assembleia de hoje tinha como pauta específica a discussão e encaminhamentos quanto à representação dos TAEs nos conselhos Universitário e de Curadores da UFSC, porém a mesa atendeu a plenária, que propôs e aprovou a inclusão de outros pontos de pauta. Durante a assembleia a mesa coordenadora dos trabalhos foi formada por Celso Ramos Martins, Dilton Rufino e Teresinha Ceccato.

Dia nacional de paralisação – Os trabalhadores decidiram também aderir ao Dia Nacional de Lutas com paralisação nas universidades federais de todo o País na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro. Como atividade para o dia 24 foi chamada uma assembleia geral da categoria para as 9 horas da manhã no hall da Reitoria.

Encaminhada pela Federação de sindicatos dos técnicos das universidades federais (FASUBRA), a mobilização do dia 24 pretende marcar um protesto contra as iniciativas oficiais que representem a privatização das instituições públicas de ensino, como a PEC 395/14 que permite cobrança de cursos de especialização, além da defesa dos hospitais universitários e contra a reforma da Previdência e a instituição do Funpresp, que prevê a previdência complementar do servidor público federal.

Durante a assembleia foram definidos os representantes que vão participar da reunião ampliada do Fórum dos Servidores Públicos Federais em Brasília nos dias 27 e 28 de fevereiro: Cláudio Hoher Trindade, Vera Lúcia da Silva, Rosana de Souza, Eduardo Luz, Hudson Queiróz e Valdenir Lourival Ferreira. Também foram aprovados os nomes de Jorge Luiz Fernandes e Dilton Mota Rufino para participarem da reunião ampliada que trata do Aprimoramento da Carreira em Brasília nos próximos dias 24 e 25.

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias