“Vestir a camiseta” da campanha pela oficialização das 6 horas na UFSC

“Vestir a camiseta” da campanha pela oficialização das 6 horas na UFSC

O GT 6 horas, reunido no Sintufsc na segunda-feira, dia 24 de agosto, marcou reunião ampliada para organizar um grande ato pela oficialização da jornada de 30 horas e contra o ponto eletrônico que a reitoria quer impor aos trabalhadores. A reunião ampliada acontece no dia 28 de agosto, sexta-feira, às 9h, no auditório da reitoria, e vai contar com a presença do advogado do Sintufsc, Guilherme Querne, que irá prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Vestir a camisa da campanha

Na reunião ampliada, os trabalhadores irão receber gratuitamente camisetas da campanha pelas 6 horas. Todos os filiados que participarem terão a oportunidade de pegar a sua e “vestir a camisa” da campanha.

GT de luta pelas 6h

O GT 6 horas do Sintufsc foi instalado no dia 6 de agosto, quando trabalhadores técnico-administrativos da UFSC se reuniram no sindicato. Na reunião foi discutida a campanha pela jornada de trabalho de 6 horas na universidade e contra a imposição, por parte da reitoria, do ponto eletrônico de controle de freqüência e assiduidade nos setores. A implantação do ponto eletrônico já está em curso na UFSC e informações extra-oficiais dizem que o controle será feito nos setores a partir do ano que vem.

O relatório elaborado, durante a reunião de instalação do GT, deixa claro que os trabalhadores da UFSC querem a oficialização das 6 horas de forma isonômica, em toda a UFSC, para ampliar as horas de atendimento à comunidade para 12h ou mais. Na reunião foi reiterado que os trabalhadores são contra o controle eletrônico do ponto, considerando um retrocesso na política de pessoal.

Depois da instalação do GT, os trabalhadores se reuniram mais duas vezes e várias estratégias estão sendo trabalhadas para intensificar a luta pela oficialização da jornada de 30 horas semanais na universidade.

Conforme decisão de assembléia, realizada no início de julho, uma grande campanha já foi deflagrada e, em todo o campus da UFSC, estão visíveis faixas que reivindicam a oficialização das 6 horas diárias na universidade. Os representantes do GT também estão organizando reuniões setoriais para tratar do assunto e centenas de camisetas da campanha pelas 6 horas serão distribuídas para a categoria.

Adiada discussão no CFH

Na tarde do dia 13 de agosto aproximadamente 50 trabalhadores se reuniram com a direção do CFH para tratar da jornada de trabalho na universidade. A reunião foi chamada pela direção do centro e teria dois pontos principais de discussão. Um seria a demanda da reitoria, que questionou o centro para saber onde instalaria os pontos eletrônicos de controle de freqüência. Outro, seria para tratar de um relatório que sugere mudanças nos procedimentos administrativos do centro.

Maria Nazaré Wagner, trabalhadora do CFH e uma das coordenadoras gerais do Sintufsc, explicou que a direção do CFH informou que a instalação dos pontos eletrônicos está sendo efetivada e que a aquisição dos pontos que serão instalados na UFSC já está em processo de licitação.

Nazaré afirma que, depois de muita discussão, os trabalhadores conseguiram que a instalação do ponto eletrônico fosse retirada da pauta da reunião, com o argumento de que os trabalhadores não tiveram acesso ao dossiê de documentos que apontam para o ponto eletrônico com controle sobre as 8 horas e que, portanto, não havia condições de deliberarem sobre o assunto.

A coordenadora do sindicato destacou que os trabalhadores presentes na reunião se manifestaram a favor das 6 horas na universidade e contra o ponto eletrônico de controle de freqüência e assiduidade.
Ficou decidido que uma nova reunião para tratar do assunto será marcada entre os trabalhadores e a direção do CFH. O Sintufsc também encaminhou um ofício para a direção do CFH, solicitando uma audiência para debater o tema da oficialização das 6 horas em toda a UFSC.

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .