Após muita negociação e enrolação a delegação do Sintufsc é credenciada na manhã desta quinta-feira, dia 12, terceiro dia do evento.
A quarta-feira, segundo dia do XXI Confasubra, foi muito longa. Depois de mesas de debates e discursos, o regimento interno começou a ser apreciado às 22:40. Dia cansativo para os cerca de 1000 delegados que participam do congresso mas para a delegação de Santa Catarina tomou ares dramáticos.
O trabalho dos delegados foi decisivo para o resultado positivo. A entrega de várias cópias do recurso na planária para os demais delegados e muita conversa com os trabalhadores participantes fez a diferença.
Logo após a aprovação do regimento do congresso, perto da 0 hora, foi instalada a comissão diretora, instância máxima de decisão, composta pela diretoria da Fasubra e um integrante de cada delegação.
A comissão se reuniu para decidir sobre os vários recursos pendentes de algumas delegações. Feitas as apresentações o primeiro a ser decidido foi o caso dos delegados do Sintufsc. Houve um espaço para a defesa por parte da delegação catarinense. Em seguida, muitas falas, algumas inflamadas. A cada fala mais se demorava para decisão.
Por fim, perto das 2:30 horas da manhã, a decisão da comissão foi favorável ao credenciamento da delegação do Sintufsc.
Agora com direito a voz e voto, os delegados catarinenses continuam a participar das atividades do congresso mas com ânimo dobrado. Na manhã desta quinta-feira, acontecem as mesas de interesse divididas por temas com oito no total.
Confira mais fotos no álbum aqui
Cobertura do Confasubra ao vivo aqui