Já na próxima folha de pagamento o valor da mensalidade sindical volta a ser descontado no contracheque dos 3,2 mil filiados do SINTUFSC. A entidade tomou as medidas administrativas e judiciais necessárias para reativar a cobrança da mensalidade sindical através do sistema consignado e obteve êxito. O desconto do valor da mensalidade referente ao mês de setembro retorna ao sistema anterior, facilitando a vida de todos.
Diante da confirmação do recredenciamento do SINTUFSC por via administrativa, a direção determinou a suspensão do processo judicial, não descartando sua utilização numa eventual mudança de cenário. Através do setor jurídico, a coordenação do sindicato obteve na semana passada uma liminar favorável em mandado de segurança junto à Justiça Federal, que ordenou a imediata restauração do desconto em folha.
A última mensalidade teve que ser cobrada via conta corrente bancária em virtude de problemas relacionados à renovação do cadastro do sindicato junto ao SIAPE, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Governo Federal, que operacionaliza o sistema de consignação em folha de pagamento dos servidores públicos federais.
A operacionalização do recredenciamento do SINTUFSC foi viabilizado junto à Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (MPOG), que no mês de agosto havia confirmado o descredenciamento de 198 entidades do sistema. Além de associações e empresas privadas, 55 sindicatos de trabalhadores foram incluídos na relação.

