A assembleia geral permanente realizada na manhã desta quinta-feira, dia 15, no auditório da reitoria, ficou guardada na história. A categoria unida exigiu e a Reitora RoselaneNeckel foi ao hall receber em mãos a proposta de normativa sobre a oficialização da jornada de 30 horas com ampliação do horário de atendimento na UFSC elaborada pelos trabalhadores.
Com a assembleia em andamento e a ausência da reitora, a categoria deixou o auditório e subiu ao gabinete da reitora para que ela presenciasse o ato de entrega do documento organizado pelos trabalhadores. Muitos segurando uma cruz de madeira escrito “40 horas”, representando a morte da jornada.
A reitora compareceu ao hall acompanhada da vice reitora, Helena Pecheco, e o chefe de gabinete, Carlos Vieira. Eles ouviram as solicitações dos trabalhadores, um breve histórico da luta pela redução da jornada de trabalho no mundo e também um breve relato da construção da normativa.
Em seguida entrou o cortejo fúnebre com um caixão representando a morte da jornada de 40 horas semanais e logo após a entrega do documento representando o nascimento da jornada de 30 horas com ampliação do atendimento.
Após o recebimento a reitora falou que a luta por mudanças no plano de carreira deve acontecer no âmbito nacional e disse que até segunda-feira, dia 19, vai dar uma resposta para a categoria.
Os trabalhadores do curso de Letras/Libras também entregaram para a reitora um documento exigindo melhorias na contratação dos profissionais intérpretes que atuam na universidade.
Depois os trabalhadores voltaram para o auditório onde escolheram os delegados que participarão do Comando Nacional de Greve a partir desta segunda-feira, dia 19. Teresinha Ceccato, Jeiselaine da Silva, Demétrio Alves e Edgar Correa Veras foram eleitos na assembleia.
Também foi aprovada a realização de duas reuniões do comando local de greve. A primeira nesta sexta-feira, dia 16, às 9 horas e outra na segunda-feira, dia 19, às 14 horas, ambas no auditório da reitoria. A próxima assembleia geral permanente será realizada na quarta-feira, dia 21, às 14 horas, no hall do CFH.