O movimento de greve é uma atitude coletiva da categoria onde o conjunto de trabalhadores estão na luta por defesa de direitos ou avanço nas conquistas. É natural em uma greve ações de impacto, ações de comunicação, de mobilização, com objetivos específicos.
Estas ações são planejadas por um coletivo formado por trabalhadores da categoria que estão participando da greve. Debatidas, planejadas, organizadas e executadas pelo coletivo.
No caso dos trabalhadores da UFSC, em uma situação de greve, como a que estamos vivendo atualmente, não é mais a coordenação do sindicato que dá a direção política do movimento.
É papel do Comando Local de Greve debater, organizar, planejar e, em seguida, propor à Assembleia Geral Permanente a aprovação, ou não, de atividades, de ações.
Diante disso, a coordenação do Sintufsc esclarece que as ações e atividades realizadas nesta greve são de responsabilidade do Comando Local de Greve e das Assembleias, instância de deliberação da categoria, prevista no estatuto da entidade.