Reitoria convoca eleições para representantes dos TAEs

Reitoria convoca eleições para representantes dos TAEs

A Reitoria da UFSC está divulgando os editais de convocação para a eleição dos representantes dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) no Conselho Universitário e no Conselho de Representantes da universidade, prevista para ser realizada em 5 de abril. De acordo com os editais, as inscrições iniciam na próxima sexta-feira (4/3) e encerram no dia 15 de março. A contrário da Comissão Eleitoral montada em 2015, que contou com a participação de um representante do SINTUFSC, a Administração Central da UFSC deixou de fora a entidade sindical representativa dos TAEs.

“Lamentamos a atitude da reitora em deixar mais uma vez de fora o sindicato em um assunto que diz respeito diretamente aos interesses da categoria. Esperamos que ela tenha o bom senso de acolher o que deliberamos em assembleia geral dos trabalhadores, onde elegemos vários nomes para atuarem pro tempore no CUn, que vem discutindo assuntos importantes para a comunidade universitária. Queremos que ela nomeie nossos representantes, permitindo que eles participem com voz e voto nas sessões do Conselho até que saiam os resultados desta eleição e os novos conselheiros assumam suas funções”, disse Celso Ramos Martins, da Coordenação Geral do SINTUFSC.

Na composição atual do CUn, a representação dos TAE’s é limitada a 10% dos assentos, com direito a escolher seis membros titulares e seus respectivos suplentes. O CUn é o órgão máximo deliberativo e normativo da Universidade, e tem competência para definir as diretrizes da política universitária, acompanhando sua execução e avaliando seus resultados. Um dos editais prevê a eleição de um representante titular e respectivo suplente para o Conselho de Curadores, que é o órgão deliberativo e consultivo em matéria de fiscalização econômica e financeira da Universidade.

Em abril do ano passado foram lançadas as chapas com os candidatos à eleição, que acabou cancelada pela comissão eleitoral e fez com que a reitora prorrogasse o mandato de dois anos dos representantes.

Compartilhe em suas redes:

Veja outras matérias