O fórum de diretores é meramente administrativo. Essa foi a principal constatação que o Comando de Greve ouviu dos dois diretores que participaram da reunião que aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 29, no auditório do sindicato.
A conclusão do Comando de Greve foi de que as negociações da pauta de greve continuarão com a reitora e seus representantes. O objetivo da reunião foi de discutir pontos da pauta de greve como a jornada de trabalho e revogação da portaria 43/2014 diretamente com os diretores de centros de ensino da universidade já que em vários momentos a reitora colocou que não poderia tomar decisões sem antes consultar o referido fórum.
De acordo com o diretor do CFH, Paulo Pinheiro, e o diretor do CCJ, Luis Cancellier, que participaram da reunião, essa instância que a reitora se refere como sendo um fórum de diretores de centro é meramente administrativa e que, segundo eles, não compete aos diretores participar das decisões políticas da reitoria com os trabalhadores. Explicaram que os diretores implementam as deliberações apresentadas pela reitora.
Sobre a portaria 43/2014, o diretor do CFH disse que ela não é uma solução mas que a partir dela iniciou-se um processo de discussão importante para a instituição. Já o diretor do CCJ argumentou que a luta deve se dar no âmbito externo, com a luta pela mudança da lei que regulamenta a jornada de trabalho, e interna, pois aqui na universidade é possível implementar a jornada de 6 horas e ainda apresentou uma proposta do CCJ para a implementação dos turnos contínuos no seu centro.
Para esta reunião foram convidados todos os diretores de centros, os pró reitores e secretários somando ao todo 22 convidados. Deste somente dois diretores compareceram e o diretor do CED justificou a ausência.
Confira a proposta do CCJ abaixo