Com a participação recorde de duas centenas de aposentados e pensionistas da Universidade filiados ao SINTUFSC, a entidade realizou nesta terça e quarta-feira (19 e 20/4) a décima sexta edição do Seapen (Seminário dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da UFSC) em um hotel no município de Águas Mornas na Grande Florianópolis. Além de proporcionar momentos de integração e lazer aos filiados, o seminário registrou debates sobre os problemas que afetam este segmento da categoria. Teresinha Ceccato, da Coordenação Geral do sindicato, reforçou a importância do papel dos inativos para a construção da universidade. “O aposentado não está morto, ainda tem vontade e condições de contribuir e muito com o crescimento da UFSC”, afirmou.
A abertura contou com as presenças do reitor eleito da UFSC, professor Luís Cancellier, que fez uma saudação conclamando a categoria para o diálogo na superação dos problemas da Universidade; da diretora da FASUBRA, Fátima dos Reis, integrante da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira e do advogado do sindicato, Guilherme Querne, que falou sobre as ações judiciais de interesse da categoria, além da presidente da Apopen (Associação dos Aposentados e Pensionistas da UFSC), Maria do Carmo Raitz e de Celso Ramos Martins, da Coordenação Geral do sindicato, que fez observações sobre os problemas que afetam a categoria e que correm o risco de agravamento com a crise política enfrentada pelo País.
Fátima dos Reis destacou o momento de instabilidade política vivido pelo Brasil, que lança uma série de incertezas quanto às negociações com o Governo Federal. Segundo ela, as reuniões com os interlocutores do Governo em Brasília estão indefinidas pois as atenções acabaram se voltando para a abertura do processo de impeachment aprovada no domingo pelos deputados federais. Ela explicou detalhes sobre os reflexos do aprimoramento da carreira e defendeu a participação e engajamento de todos na luta pelos direitos de aposentados e pensionistas.
Ao final dos debates, na manhã de quarta (20), após a manifestação de diversos integrantes da plenária, foi aprovada a pauta interna dos aposentados a ser apresentada oficialmente ao futuro reitor. Dentre as propostas defendidas no evento estão a garantia de um assento junto ao Conselho Universitário para um represente dos aposentados, além da possibilidade de votarem para reitor, entre outras situações específicas.
Clique aqui e confira as imagens do XVI Seapen

